Investimento e psicoterapia

Investimento e Psicoterapia

Uma das grandes questões que receios em quem nunca procurou um psicólogo é a questão do preço da sessão. Inegavelmente, a internet está cheia de memes sobre o assunto. A psicoterapia é um processo que ocorre de forma continuada e que exige sincero comprometimento. Sendo assim, com o intuito de esclarecer esta questão, destaco duas categorias de investimento: o pessoal e o financeiro.

Investimento Pessoal

A psicoterapia só tem sentindo quando a a pessoa que nos busca quer realmente participar do processo psicoterápico. Dessa forma, a terapia não pode existir “à força”. Assim, as grandes revoluções internas acontecem quando a pessoa está de corpo e alma ali. Há um momento em que a nossa vontade de aprendermos a lidar com nossas angústias é mais intensa do que nossa tendência a resistir e continuar no mesmo lugar. É quando, de fato, queremos que recebemos ajuda.

Ao participar de uma experiência assim é exigida uma disponibilidade de tempo, geralmente 50 minutos por semana, sempre no mesmo dia e no mesmo horário, pontualmente. É no desenrolar dos encontros que as questões mais profundas vão surgindo e sendo trabalhadas. O compromisso da continuidade contribui para a eficiência da terapia.

Investimento Financeiro

No entanto, é possível ter uma noção do valor médio de serviços psicológicos com um clique. Recentemente o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou uma atualização dos valores de referência nacional de honorários dos psicólogos. Este arquivo pode ser apreciado clicando na imagem ao lado.

A referência acima não é definitiva e nem dita o preço da sessão dos profissionais. Sendo assim, cada psicólogo é livre para definir o preço de sua sessão ou de negociar com aqueles que atende. O importante é que a pessoa tenha abertura para dialogar com o profissional e que ambos cheguem em um acordo no qual a pessoa se sinta acolhida e o profissional tenha como viver dignamente da profissão que escolheu.

Algo de curioso tem acontecido no atendimento online. Falo de facilidades de negociação, de pagamento, da pessoa saber tudo o que a espera antes de entrar no relacionamento. Através do atendimento online, é possível se vincular afetivamente à terapia tanto quanto no presencial. Além disso, é também possível ter acesso a todas as facilidades financeiras e de desconto antes e durante o processo. Clique aqui para saber mais.

Comentários