Investimento e Psicoterapia

A psicoterapia é um processo que ocorre de forma continuada e que exige sincero comprometimento. Com o intuito de esclarecer esta questão, destaco duas categorias de investimento: o pessoal e o financeiro.

 

Investimento Pessoal

A psicoterapia só tem sentindo quando o cliente quer realmente participar do processo psicoterápico. Dessa forma, ela não pode existir “à força”. Assim, as grandes revoluções internas acontecem quando o cliente está de corpo e alma ali. Há um momento em que a nossa vontade de aprendermos a lidar com nossas angústias é mais intensa do que nossa tendência a resistir e continuar no mesmo lugar. É quando, de fato, queremos que recebemos ajuda.

Ao participar de uma experiência assim é exigida uma disponibilidade de tempo, geralmente 50 minutos por semana, sempre no mesmo dia e no mesmo horário, pontualmente. É no desenrolar dos encontros que as questões mais profundas vão surgindo e sendo trabalhadas. O compromisso da continuidade contribui para a eficiência da terapia.

O Código de Ética e o Preço Como Propaganda

Mas por que nunca se vê psicólogos divulgarem o preço de suas consultas? A categoria dos psicólogos segue um Código de Ética aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Este Código de Ética nos diz que “o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente (…) não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda” (Art. 20.d). Dessa maneira, não se vê psicólogos divulgando o preço de suas consultas em sites, panfletos ou em cartões de visita.

Investimento Financeiro

No entanto, é possível ter uma noção do valor médio de serviços psicológicos com um clique. Recentemente o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou uma atualização dos valores de referência nacional de honorários dos psicólogos. Este arquivo pode ser apreciado clicando na imagem ao lado.

A referência acima não é definitiva e nem dita o preço da sessão dos profissionais. Cada psicólogo é livre para definir o preço de sua sessão ou de negociar com os seus clientes. O importante é que o cliente tenha abertura para dialogar com o profissional e que ambos cheguem em um acordo no qual o cliente se sinta acolhido e o profissional tenha como viver dignamente da profissão que escolheu. Portanto, eu convido você a entrar em contato comigo, seja por email ou por WhatsApp, para que você tire dúvidas sobre o meu trabalho e converse comigo sobre o preço da sessão e sobre as formas de pagamento.

OBS: Não trabalho com planos de saúde.